Qual o seu objetivo ao educar seus filhos?

Posted on


Uma pergunta que poucos pais se fazem no dia-a-dia com as crianças.

A correria para cumprir horários, o cansaço por serem responsáveis em tempo integral por pequenos seres totalmente dependentes e ainda terem que conciliar tudo isso com os compromissos pessoais, que não são poucos.

Se todos estiverem alimentados e limpos e não fizerem nada de errado, ótimo!

Muitas vezes, em meio a tantas obrigações, perdemos de vista nossa maior função: prepará-los para o crescimento e a independência.

Neste aspecto, os cuidados precisam ser diferentes para cada filho, dependendo de suas características pessoais e seus desafios.

Uma criança que nunca “apronta” nada e não dá trabalho, assim como outra, mais “arteira” e cheia de energia, merecem igual atenção. Como se sentem no mundo? Quais seus medos? Quais seus sonhos?

Precisamos estar atentos às nossas crianças para oferecer o apoio e o direcionamento necessário para se desenvolverem.

Muitos pais perguntam sobre castigos, preocupados em serem suficientemente severos, mas muito poucos se questionam sobre qual a sua parcela de responsabilidade pelas atitudes que repreendem nos filhos.
É claro que as crianças podem e devem entender as consequências de um mau comportamento, desde que os pais estejam conscientes do que estão fazendo. “Queremos que você entenda que o que fez foi muito errado, então você vai ficar dois dias sem o seu tablet” é muito diferente de “Você me fez passar vergonha na frente da sua avó e dos seus tios, me dá aqui esse tablet que você nunca mais vai jogar!”.

Nenhuma conversa ou bronca deveria ser motivada em “o que os outros vão pensar”, mas sim baseadas na construção de regras e leis que tornarão a vida mais equilibrada.

Todos nós já erramos com nossos filhos, mas o importante é que, de tempo em tempos, nos lembremos de que a nossa função é educá-los e não punir a falta de educação.

______________________________________________________________________________

Texto por Núcleo da Família – Clínica de Psicologia http://www.nucleodafamilia.com.br / Telefone: (11) 4872-2935 / e-mail: contato@nucleodafamilia.com.br / Endereço: Avenida Rouxinol, 60 – conjuntos 708/710 – Moema – São Paulo – SP / Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 7 às 21h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *