Sinônimo de mãe é doação

Posted on

Quando vi essa imagem fiquei em choque por algum tempo. É uma imagem forte, não dá pra negar. Passei bons minutos pensando nela e aos poucos fui vendo o quão verdadeira ela é e até a beleza que tem.

Ser mãe é exatamente isso que essa ilustração relata: doação de si mesma. O tempo todo. Nem sem sempre é fácil, nem sempre é o que você gostaria naquele momento, mas é o que nossos filhos precisam, então doamos. Doamos para eles e por eles.

Doamos amor sem medidas, doamos noites de sono, doamos comida quentinha. Doamos a comida do prato. Doamos aquele passeio no shopping ou aquela viagem esperada cuidar de uma criança com febre. Doamos o contato com os amigos. Doamos as alegrias da alma para receber um puerpério dolorido em troca. Doamos os seios rachados e doídos de tanto leite. Doamos nossas horas de descanso por um cansaço infinito que parece que vai nos consumir para sempre. Doamos aquela cervejinha gelada num dia porque estamos grávidas ou amamentando. Doamos nosso encontro com amigos, festas Happy Hours, almoços para destinar tempo aos nossos pequenos. Doamos o tempo com o marido, o cinema, o filminho na TV para ver a Pepa Pig pela quinta vez no mesmo dia. Doamos nossas roupas limpas para andar sempre meio desleixada, especialmente no começo da maternidade. Doamos nossos projetos, nosso tempo. Doamos nossos banhos, nossas ocas ao banheiro demoradas e desacompanhadas. Doamos tudo o que temos, tudo o que somos. Doamos todo o tempo.

Doamos nosso amor infinito, nossa vida, nossa alma por esses pequenos seres que sugam de nós até a última gota de sangue, suor e lágrimas e sorrisos, porque não? E sigam tudo o nós nem pensamos que possam querer de nós. E quando eu estou nesse processo de ver meu filho me consumindo, quando me dói muito a alma e eu não conto a ninguém sobre o meu cansaço, sobre as minhas dúvidas, sobre as minhas culpas ou sobre o meu desespero, aí eu procuro me lembrar de uma das frases da maternidade que são mais significativas para mim: “Ninguém disse que seria fácil, somente que valeria a pena.” E vale! Apesar de tudo, sempre vale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *